OBJETIVOS E FINALIDADES

O SELM tem como finalidade o pleno desenvolvimento do educando na formação para o exercício da cidadania de forma crítica e fraterna, além de assegurar-lhe uma educação de qualidade, tendo em vista as experiências educativas que precisam ser construídas para garantir um bom envolvimento nas práticas sociais cotidianas, na formação acadêmica e no mercado de trabalho.

 

ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO

Compreendemos que a função social da Educação Básica é a formação da pessoa na sua essência humana, considerando as dimensões indissociáveis do educar e do cuidar, a centralidade do educando e os princípios da educação inclusiva. Entre as etapas e modalidades que constituem a educação básica, oferecemos em nossa escola a etapa da educação infantil e a etapa do ensino fundamental, bem como, a educação especial, modalidade transversal a todos os níveis e etapas da educação regular.

 

Educação Infantil

A educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança, até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Definimos como finalidade da educação infantil, garantir à criança experiências educativas que contribuam em seus processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, tendo como eixos norteadores do currículo e da prática pedagógica, as interações mediadas e a brincadeira.

 

Ensino Fundamental

O ensino fundamental tem a duração de 09 anos, sendo 05 (cinco) para os anos iniciais e 04 (quatro) para os anos finais.

A proposta pedagógica para o ensino fundamental atende aos preceitos legais que acentuam sua finalidade de desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, mediante os objetivos previstos para esta etapa educativa, conforme DCNEF (BRASIL, 2010).

Desse modo, consideramos o educando enquanto sujeito em formação na sua integralidade e na sua capacidade de transformação.

 

Educação Especial

O atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação acontece nas classes comuns do ensino regular, bem como através do atendimento educacional especializado, com profissionais da área pedagógica e psicopedagógica, de forma complementar.