Rio Grande do Norte inicia vacinação contra a meningite para pessoas com idade de 11 e 12 anos.

As vacinas auxiliam a proteger o corpo de várias infecções, em qualquer fase da vida. Em 2020, uma nova vacina passou a ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a meningite ACWY, imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave). Essa e as outras imunizações que fazem parte do calendário de vacinação para crianças e adultos estão disponíveis na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (Progesp).

Rio Grande do Norte inicia vacinação contra a meningite para pessoas com idade de 11 e 12 anos.

A vacina meningite ACWY é indicada para população na faixa etária de 11 e 12 anos, mesmo que tenham recebido antes a vacina MenC (conjugada) ou dose de reforço. O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação, que corresponde a cerca de 5,6 milhões pessoas a serem imunizadas em todo país. No Rio Grande do Norte, serão distribuídas, inicialmente, cerca de 120 mil doses, sendo 59.342 direcionadas para pessoas com idade de 11 anos, e 59.342 doses para a faixa etária dos 12 anos.

No DAS, podem ser feitas as novas imunizações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade do Natal, para crianças e adultos. O setor funciona de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 10h, por ordem de chegada (horário reduzido devido a pandemia da covid-19). Para ser atendido, é importante levar CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação. É obrigatório o uso de máscara e só é permitido acesso de um acompanhante para criança.

Caso a pessoa que vá ser imunizada estiver com sintomas gripais ou estado febril, o ideal é esperar se recuperar para se vacinar. Para os adultos, o Ministério da Saúde recomenda a imunização para Hepatite B, Dt (tétano e difteria) e Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba). Para crianças, existem uma vasta indicação de vacinas, listadas na página do Ministério da Saúde. A DAS atende pelo e-mail cas.das.ufrn@gmail.com ou telefones (84) 3342 2330 e (84) 99193-6371.

Fonte: ufrn.br